5 documentários que todo freelancer precisa assistir

Todo freelancer precisa de um elemento chave para trabalhar: criatividade. E quando esse elemento nos falta é sinal que o nosso cérebro precisa de novidade. Precisamos dar uma atualizada no nosso sistema, então, é hora de escolher seu formato de conteúdo favorito: seja livro, filme, série ou documentário, consuma coisas novas. É o melhor que você pode fazer pelo seu processo criativo. Sendo assim, resolvi indicar aqui alguns dos meus documentários favoritos e que me ajudaram a ficar mais inspirada.

Abstract

Vou começar roubando um pouquinho ao indicar um série documental e não somente um documentário rs. Mas a sua maratona agradece, né? São duas temporadas e cada episódio mostra um pouco do processo criativo de artistas na área de design. É muito encantador acompanhar esses bastidores e ver resultados incríveis nascendo. Vale muito a pena assistir.

Seguindo os fatos

Outra série documental que vai ajudar muito a instigar sua criatividade. Quando estou produzindo conteúdo, uma das coisas que mais me atrapalham – mas já achei que ajudaria – é procurar ler coisas sobre o tema. A verdade é que costuma funcionar justamente de forma contrária: quanto mais diferente for o assunto, mais ideias inovadoras vão surgindo. Então, aproveite para consumir coisas legais e totalmente opostas do seu nicho. Por essa razão, essa série é perfeita para isso, pois ela traz assuntos totalmente diversos. Seguindo os fatos é uma série de três temporadas do Buzzfeed, que mostra reportagens super interessantes de variados temas. Desde ASMR até direitos masculinos. 

Fyre Festival

Um documentário que se tornou um dos meu favoritos em 2019. Ele mostra os bastidores do fracasso de um festival de música que ficou mundialmente conhecido pelo ótimo marketing, e acabou se tornando um dos maiores desastres da história devido a falta de organização. Muito interessante e tenho certeza que vai trazer vários insights, principalmente se você trabalha com marketing.

O sal da terra

Um dos documentários que amei assistir durante a faculdade de jornalismo, “O sal da terra” mostra um pouco da trajetória de um dos fotógrafos mais renomados do Brasil e do mundo: Sebastião Salgado. Eu acredito que todo mundo precisa assistir ele, e sei que muitos freelancers trabalham com imagem, fotografia, design, então, achei mais do que necessário incluí-lo nessa lista.

Como o cérebro cria

Um documentário curto, de apenas 50 minutos, porém bem aproveitados. Resumidamente, um neurocientista explora o processo criativo de alguns profissionais, e explica como funciona essa parte do nosso cérebro, mostrando 3 pilares de como estimular nossa criatividade. Uma grande dose de inspiração, inclua na sua maratona ou até mesmo antes de começar o dia de trabalho, para já iniciar com o cérebro fritando. 

E aí, curtiu as indicações? Quais outros documentários mereciam entrar nessa lista? Deixa aqui nos comentários!

Autor: Camila Mabeloop

Oi, meu nome é Camila Mabeloop. Sou jornalista, paulista, vegetariana e uma típica libriana, cheia de dúvidas. Mas algumas coisas são certas: sou apaixonada por livros, filmes, séries, chocolate e por passar horas CRIANDO.

Uma consideração sobre “5 documentários que todo freelancer precisa assistir”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s