Adeus, tédio! Podcasts maravilhosos para você maratonar

Confira a seleção de programas interessantes presentes na podosfera!

Em 2019, os podcasts bombaram e se tornaram os companheiros perfeitos para quem trabalha sozinho. E ao contrário do que muitos pensam, o formato se diferencia muito de um programa de rádio, afinal, ele não tem um horário certo para ir ao ar – você pode ouvi-lo quando e onde quiser.

Os programas existentes na podosfera podem ser temáticos e contar uma história única ou trazer debates e conversas sobre os mais diversos assuntos. Você pode escolher o título que mais te agrada e dar o play.

Selecionamos seis podcasts que são muito interessantes (sério!) para quem ama o formato. Mas, caso você ainda não tenha se rendido a esse universo, prepare seus fones de ouvido que você vai querer dar o play em ao menos um dos programas indicados.

Um Milkshake chamado Wanda

No podcast do Papel Pop você tem de tudo: notícias, opiniões, fofocas e bom-humor sobre o mundo do entretenimento. Phelipe Cruz, Samir Duarte e Marina Maués transformam esse espaço em uma incrível reunião de amigos.

Conversa vai, conversa vem e você já ouviu cinco episódios do Milkshake mais divertido da podosfera.

Afetos Podcast

O podcast da Gabi Oliveira e da Karina Vieira aborda todos os assuntos que as afeta: dos sentimentos às ações sociais que podem oprimir. Os episódios são disponibilizados toda sexta-feira e buscam humanizar as subjetividades.

Histórias de Mulheres

Com uma referência pop e histórias do feminino, a Lucy Borges, autora do projeto, começou a liberar narrativas para inspirar outras mulheres.

A cada episódio, a Lucy fala sobre uma mulher – seja ela famosa ou anônima, da ficção ou da realidade, que tenha feito um grande feito (seja ele mundialmente conhecido ou apenas uma experiência compartilhável). No fim, ela ainda relaciona todo esse universo com filmes, séries e livros que nos auxiliam a nos ambientar na situação. A primeira temporada das histórias terminou recentemente, e tenho certeza de que a próxima será tão incrível quanto!

Elas com Elas

Feito por mulheres, com mulheres e para mulheres, o podcast é um espaço aberto para o diálogo e para discutir diversos assuntos sob a perspectiva das mulheres. De entrevistas a histórias de brasileiras que estão proporcionando a diferença no mundo: o avanço na luta pela igualdade de gêneros.

“Se fala muito em voto feminino, tendência e consumo feminino, como se houvesse uma homogeneidade, desconsiderando as individualidades e as particularidades. É sobre essas particularidades que a gente [mulheres] vai falar no Elas com Elas”, segundo a descrição do projeto.

O programa tem episódios novos todas às quartas-feiras. Conheçam a Gabriela Mayer e se apaixonem pela condução de assuntos tão importantes do universo feminino – e para além dele também – que ela faz.

Projeto Humanos

Idealizado por Ivan Mizanzuk em 2015, o “Projeto Humanos” é um podcast que busca explorar o storytelling, e muito próximo do universo jornalístico (jornalismo literário). É um formato que exige muito tempo de produção pois a história se encaminha como um documentário – embora dividido em partes – em áudio.

A primeira série de reportagens é intitulada de “As Filhas da Guerra”, dedicada a narrar a história de Lili Jaffe, uma judia iugoslava sobrevivente do Holocausto. Hoje, o Projeto Humanos está na sua quarta temporada em que aborda o Caso Evandro, um dos casos criminais mais chocantes do estado do Paraná e do Brasil. É a primeira temporada totalmente dedicada a um caso criminal brasileiro e é fruto de uma pesquisa de dois anos.

PerifaCon

“Salve, quebrada!”. O universo geek também é discutido pela periferia e o podcast do PerifaCon – iniciativa que fomenta o mundo nerd nas periferias de São Paulo, contribuindo para a quebra de barreiras culturais – te prova isso.

A equipe (Andreza Delgado, Gabrielly Oliveira, Igor Nogueira e Luize Tavares) te recebem nesse podcast para levantar pontes entre as quebradas, os centros; dos negligenciados aos produtores de grandes marcas.

Para entender o PerifaCon escute o episódio piloto.

A podosfera é um espaço enorme e conta com inúmeros programas interessantes e que valem a pena apertar o play. Escute a playlist com alguns episódios selecionados para você se apaixonar.

Espero que gostem das indicações tanto quanto eu adorei selecioná-las! E me conta nos comentários, quais sãos seus podcasts favoritos?

Autor: Ketley Paixão

Ketley Paixão, 21. Paulistana. Jornalista. Taurina: comilona, teimosa e sensível. Leitora assídua de romances, cinéfila de carteirinha e amante de podcasts. Às vezes, brinco de contar histórias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s