Livros de negócios e criatividade escritos por mulheres!

Você provavelmente já deve ter reparado que a maioria dos livros de negócios e criatividade no topo dos mais vendidos foram escritos por homens. Então, quando buscamos por referências femininas na área ou ainda, por conteúdos que abordem as vivências das mulheres, é um pouco mais difícil de achar. E pior, quando procuramos entre nossos próprios livros lidos e favoritos muitas vezes percebemos que nem nós mesmas nos atentamos a isso. 

Quando anotei a ideia de fazer esse post, já sabia que nem todos eu teria lido, já que a maior parte dos meus livros escritos por mulheres não são livros de negócios. Nos atentamos menos ainda para a raça e sexualidade, quantas mulheres negras, por exemplo, você já leu falando sobre o assunto?

Ao fazer a seleção para esse post, percebi que eu não li nenhuma, irei mudar isso imediatamente. Mas, aproveitei para compartilhar também os livros que estão na minha lista de desejos e na fila para serem lidos por mim em breve e incetiva-los a fazer o mesmo. Sendo assim, espero que essa lista te ajude a diversificar seu repertório também, afinal, não dá pra gente viver a vida toda lendo dicas só do mesmo grupo privilegiado de pessoas, né? 

7 LIVROS DE NEGÓCIOS POR MULHERES QUE VOCÊ PRECISA LER

Faça acontecer: Mulheres, trabalho e a vontade de liderar (Sheryl Sandberg)

Esse livro nos mostra o cenário da mulher no mercado de trabalho, com vários dados e histórias da trajetória de Sheryl Sandberg – que é bastante envolvente. Apesar das polêmicas por conta do Facebook, sigo recomendando e acreditando que  vale muito a pena a leitura e reflexão. Várias vezes me identifiquei e fiquei com aquele sentimento do tipo “mana do céu, já passei por isso e nem percebi que estava sendo oprimida mais uma vez”. E outras vezes me vi pensando em como posso aproveitar melhor meus lugares de privilégio para fazer mais por outras mulheres. Por exemplo, quando ela diz assim: “Não podemos mudar algo que não percebemos; mas depois que percebemos, não podemos deixar de mudar.” me impactou bastante, entre diversas outras situações. Definitivamente um dos meus livros de negócios favoritos. Sua palestra no TED é um bom spoiler do que você vai ler na obra, caso queira saber um pouco mais do que se trata:

Estúpida, eu? (Camila Coutinho)

Me surpreendi com essa leitura leve e instigante da Camila Coutinho, uma das primeiras e maiores influenciadoras do Brasil. Achei bem “conversa entre amigas”, com muitos toques de vida real e sinceridade, com vários cases de sucesso e fracassos. Confesso que pensei que seria mais um livro cheio de frases prontas motivacionais, ou até mesmo recheado de fórmulas do que fazer na Internet, mas, felizmente, eu estava errada. A Camila compartilha algo mais concretizado, voltado para sua trajetória. E nada mais inspirador do que ler livros de negócios que realmente parecem de verdade, não é mesmo? Por isso curti bastante, mesmo abordando muito o universo da moda –  que é um tema que não sou muito fã e nem mesmo familiarizada. Lá no Instagram compartilhei algumas lições que tirei dessa leitura.

Grande magia – Vida Criativa Sem Medo (Elizabeth Gilbert)

Não existem negócios sem criatividade, né? Por isso juntei os dois temas. Desse modo, não poderia deixar de incluir uma das minhas leituras recentes que me inspirou muito na minha jornada como profissional criativa. Não vou me estender tanto sobre a obra da Elizabeth Gilbert, pois já fiz um post só sobre ela aqui no blog. O livro te ajuda a aceitar e respeitar mais suas ideias, é realmente muito inspirador para qualquer pessoa que deseja criar algo, mas se sente presa em seus medos e crenças limitantes. A autora também tem um TED que se relaciona diretamente com o livro, assista:

Brilhe na sua praia: A bíblia da garota negra (Elizabeth Uviebinené e Yomi Adegoke)

Esse livro, por enquanto, está entre os que eu ainda não li. Estou mega ansiosa para mudar esse status do livro, ele foi utilizado como base durante uma roda de conversa que participei com a Natalia Bovolenta da Wilifa e fiquei encantada com as citações que foram compartilhadas. Além disso, a própria Sheryl Sandberg indicou a leitura dizendo o seguinte: ““Este livro é um presente para qualquer um que queira entender melhor o que as mulheres e meninas negras estão enfrentando – e os tremendos recursos que elas utilizam quando se deparam com o mundão”.

Um pouco da sinopse: “As mulheres negras de hoje já estão fazendo ondas – atualmente estão criando um tipo de tsunami. Da educação ao trabalho e ao namoro, este livro inspirador, honesto e provocante reconhece e celebra os avanços que as mulheres negras já fizeram, ao mesmo tempo em que fornece conselhos práticos para aqueles que querem fazer o mesmo e criar um futuro melhor e visível. […] Brilhe na sua praia é leitura essencial para uma geração de mulheres negras inspiradas a encontrar sucesso em todas as áreas de suas vidas.”

Empreendedorismo feminino: Olhar estratégico sem romantismo (Monique Evelle)

A Monique Evelle é uma das pessoas que mais gosto de acompanhar quando o assunto é negócios e empreendedorismo. Infelizmente também ainda não consegui ler esse livro, mas me comprometo a trazer um post só sobre ele nos próximos meses, sem dúvidas de que irei ler em breve, porque olha essa descrição:

“Em seu primeiro livro, a empreendedora, especializada em negócios sociais, traz aprendizados a partir de relatos pessoais, levando à reflexão sobre o que é gerir um negócio e como ele pode ser positivo para todos no entorno. Monique trata de todos as etapas, das análises de contexto, estratégia e precificação ao relacionamento e comunicação, com dicas de ferramentas e, principalmente, um olhar atento para o que se passa no mundo.”

E ela é a estrela de um dos meus TEDx favoritos! Não deixe de assistir:

Girlboss (Sophia Amoruso)

Esse livro já é bem conhecido entre as indicações de leituras de negócios e empreendedorismo. A história da CEO e diretora criativa da Nasty Gal virou série na Netflix e inspirou muitas mulheres ao redor do mundo. Por já ter visto a série, e gostado bastante, não fiquei muito empolgada para ler o livro depois. No entanto, vejo que muita gente recomenda a leitura dizendo ser mais valiosa do que a série. Mas por enquanto estou satisfeita, então, você escolhe em qual formato quer consumir.

“Além da história de Sophia, o livro cobre vários outros assuntos e prova que ser bem-sucedido não tem nada a ver com a sua popularidade, o sucesso tem mais a ver com confiar nos seus instintos e seguir a sua intuição. Uma história inspiradora para qualquer pessoa em busca do seu próprio caminho para o sucesso.”

O ano em que disse sim (Shonda Rhimes)

Confesso que esse título sempre me assustou, tinha um certo medo de ser motivacional demais e eu, particularmente, não aguento tanta motivação, pois me sinto culpada de não ter um ritmo tão acelerado. Mas, foi só assistindo a palestra da Shonda no TED que percebi o quanto preciso ler esse livro. Ele nem é da categoria de negócios, entra em motivacional e autoajuda, mas nós só somos capazes de fazer grandes e bons trabalhos quando aprendemos a cuidar de nós mesmos, e é isso que a obra propõe. Além disso, o motivo principal dele estar nessa lista é porque foi escrito pela criadora e produtora executiva de Grey’s Anatomy, Private Practice, How to Get Away with Murder e Scandal, ou seja, de criatividade ela entende.

Vamos aumentar essa lista juntes? Indique outros livros de negócios escritos por mulheres aqui nos comentários!

Autor: Camila Mabeloop

Oi, meu nome é Camila Mabeloop. Sou jornalista, paulista, vegetariana e uma típica libriana, cheia de dúvidas. Mas algumas coisas são certas: sou apaixonada por livros, filmes, séries, chocolate e por passar horas CRIANDO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s